CETECON

CENTRO TECNOLÓGICO DA CONFECÇÃO

UNIDADE DO SENAI CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL ANIELO GRECO


Fundado em 25 de março de 2004 o Cetecon - Centro tecnológico da confecção – situado na unidade do SENAI “Centro de Formação Profissional Anielo Greco” tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento do setor confeccionista de Divinópolis. Suas ações contemplam desde treinamentos de qualificação e aperfeiçoamento até prestação de serviços e consultoria nos mais avançados eixos tecnológicos da moda e vestuário, a excelência dos serviços prestados é garantida por uma equipe de profissionais da mais alta competência e equipamentos última geração.

Os cursos formatados em consonância com as necessidades da indústria da moda formam profissionais capazes de desenvolver em sua plenitude as competências exigidas pelo setor. Atento também as ações de responsabilidade social, os produtos gerados pelos alunos nos cursos de Aprendizagem Industrial em Confecção Industrial, Modelagem, Corte e Qualificação em Costureiro Industrial são doados a entidades carentes, caracterizando assim o programa “Moda Solidária”.

Para atender as necessidades de criação e produção de moda das indústrias de confecção o Cetecon oferece serviços operacionais, consultoria e venda de produtos-suporte para coleção. As empresas de qualquer porte podem contar com profissionais atualizados e atentos as tendências da moda para desenvolver sua coleção exclusiva, viabilizando a aplicação de modernas técnicas de design de moda.

Com o objetivo de aumentar a produtividade das empresas do setor e sua conseqüente competitividade, são oferecidos serviços em CAD.

O portfólio de produtos oferecidos é dividido nas áreas de Produção e Design.

1. Produção:

1.1. Serviços operacionais em CAD

• Modelagem: análise da qualidade da modelagem e possíveis modificações
• Graduação: ampliação e redução de moldes
• Mapeamento: medição e análise de eficiência econômica do setor de corte, impressão de mapas de corte.
• Assistência tecnológica para empresas que pretendem implementar o CAD para confecção, incluindo a operacionalização do sistema e a capacitação dos seus funcionários.

1.2. Consultoria

• PCP: Prepara o sistema produtivo da empresa para se planejarem em termos de capacidade de produção e necessidade de materiais e, além disso, controlar toda produção identificando restrições e solucionando-as.

2. Design:

2.1. Serviços operacionais

• Criação e desenvolvimento de coleção: Objetiva criar coleções, tendo em vista as tendências e as peculiaridades de cada empresa.

• Produção de moda para catálogos e editoriais: Assessoria na construção e desenvolvimento de campanhas publicitárias

2.2. Consultoria

• Estratégias de pesquisa e criação de moda: Visa direcionar o processo de pesquisa e criação, é dividido em duas etapas: workshop e consultoria.
• Reposicionamento e identidade de marca: Visa estudar e reestruturar o atual posicionamento da marca na mente do consumidor em relação aos produtos concorrentes.

2.3. Venda de produto

• Anexo de Moda SENAI: caderno de desenhos da estação 
• Moldes básicos: Venda de bases para modelagem de acordo com a NBR 13 377 e as peculiaridades do tecido.