Sinvesd tem Central de Compras

postado em 19 de mai de 2011 09:31 por SINVESD INTERNET
Agora, através do Sinvesd, sua empresa terá a melhor e mais simples maneira de realizar bons negócios. A Central de Compras Sinvesd é a solução para sua empresa comprar de forma dinâmica, moderna e se tornar mais competitiva. O primeiro grupo empresarial Sinvesd já está formado – são 45 empresas usufruindo um sistema revolucionário de compras. Conheça aqui, no nosso Site, tudo sobre a Central de Compras e junte-se a nós para ótimos negócios! 

As melhores compras a um clique 

Implantada nos Sindicatos, A Central de Compras realiza o cruzamento de demandas e ofertas, dos mais variados tipos de produtos e serviços, de acordo com o respectivo seguimento industrial. E todo o processo é viabilizado através do Portal Compre Bem – www.fiemg.com/comprebem- canal de comunicação e negociação entre as indústrias e seus fornecedores que agiliza e potencializa as operações de compras. 


Central de Compras 

Perguntas e Respostas 

Este Manual de Perguntas e Respostas foi elaborado para tirar suas principais dúvidas sobre a Central de Compras SINVESD/FIEMG. A partir dele, você vai saber o que é, o seu funcionamento, como a sua empresa pode participar, os benefícios, o significado de alguns termos e outras respostas para você adquirir este serviço. 

1- O que é uma Central de Compras? 

Uma Central de Compras é um importante instrumento que busca a “união de forças de seus associados” para a realização de compras conjuntas visando à redução dos custos de compras das empresas e, conseqüentemente, o aumento de sua competitividade no mercado. Funciona através do cruzamento das demandas e ofertas dos mais variados tipos de produtos e serviços, além do agilizar e manter a transparência dos processos de compras. 

2- O que é o Portal Compre Bem? 

O Portal Compre Bem é uma solução da FIEMG para cumprimento de um dos seus principais objetivos: a auto-sustentação da sua base associada. O Portal propicia aos Sindicatos associados o acesso às Centrais de Compras, utilizando a Internet como meio de acesso, em um ambiente seguro, dinâmico e eficiente para as indústrias mineiras realizarem suas compras. 

3- O que é uma Central de Operações? 

Núcleo responsável por apoiar as Centrais de Compras dos Sindicatos, em todas as negociações, no suporte técnico-operacional, na utilização do sistema e nos treinamentos. 

4-O que significa ATAN? 

A ATAN é uma empresa mineira, localizada em Belo Horizonte, responsávell pelo desenvolvimento da solução de compras, sua operação e manutenção. É a parceira de Tecnologia da FIEMG para a Central de Compras do Sistema FIEMG. Conta com um corpo técnico de cerca de 300 profissionais e mantém parcerias com diversos institutos de pesquisa e universidades. 

5- Como minha empresa pode participar da Central de Compras? 

Para saber como participar, entre em contato com o SINVESD (37-3222-3854, com Sérgio Oliveira ou com o Núcleo de Promoção de Negócios da FIEMG através do número (31) 3263-4369, ou, ainda, no endereço eletrônico negócios@fiemg.com.br. 

6- O que é uma empresa compradora? 

Pessoa jurídica, associada a um Sindicato Patronal de seu setor produtivo, de forma voluntária, nas condições estabelecidas pelo sindicato, que se filia à Central de Compras de seu Sindicato, passando a usufruir dos benefícios de se fazer compras conjuntas. 

7- O que é uma empresa fornecedora? 

Pessoa jurídica devidamente estabelecida e capacitada, fornecedora de bens e/ou serviços, que, quando filiada ao Portal Compre Bem, tem por objetivo a participação nas cotações de preços para fornecimento de bens e serviços. 

8- Uma empresa fornecedora pode ser também uma empresa compradora? 
Pode, desde que seja associada a um Sindicato Patronal da FIEMG. 

9- Que benefício o sindicato terá com a Central de Compras? 

Além de prestar mais um serviço a seus associados, tem-se como benefícios adicionais: 

> Fortalecimento da liderança sindical; 
> Fortalecimento da representatividade da Indústria de Minas; 
> Promoção do associativismo; 
> Tornar-se uma organização com foco em resultados com sustentabilidade; 
> Receita adicional para ampliação de seus projetos estratégicos. 

10- Que benefício a empresa associada terá ao se filiar a uma Central de Compras? 

> Maior competitividade e visão de mercado; 
> Melhor dinamismo empresarial; 
> Maior transparência e segurança nos processos de compras; 
> Redução no custo das aquisições; 
> Redução dos tempos de negociação. 

11- Que benefício a empresa fornecedora terá ao se cadastrar a uma Central de Compras?

> Aumento da carteira de clientes; 
> Maior oportunidade de negócios; 
> Redução do índice de erros operacionais; 
> Padronização técnica de itens; 
> Segurança e transparência nos processos; 
> Redução de custos operacionais; 
> Adesão e utilização do sistema sem custos; 
> Processo de cotação padronizado; 
> Suporte e HeIp Desk; 
> Relatórios dos processos. 

12- Haverá algum custo para uma empresa fornecedora se cadastrar e participar de processos da Central de Compras? 

Não. O fornecedor não tem nenhum custo para realizar o cadastro e para participar dos processos do sistema, independente de fechar o pedido ou não. 

13- Se minha empresa não quiser mais participar da Central de Compras, haverá custo de desligamento? 

Para seu desligamento não, porém, deverá liquidar todos os compromissos assumidos enquanto filiada da Central de Compras e, só então, poderá ser desfiliada. 

14- Que segurança minha empresa terá quanto ao sigilo das informações estratégicas e de senhas, uma vez que o meio de acesso e uso se dá pela internet? 

Além da utilização de certificação digital, o sistema utiliza tecnologias e práticas de desenvolvimento que garantem maior segurança nas transações efetuadas. Esta certificação garante que todas as transações realizadas sejam efetuadas de forma segura, pois todas as informações são criptografadas. 

15- O que significa o termo e-commerce? 

Comércio eletrônico: negócios realizados eletronicamente, normalmente via internet, envolvendo entrega de mercadorias ou serviços. 

16- O que significa o termo e-procurement? 

E-procurement vem do termo inglês “procurement” e é utilizado com o significado de compras eletrônicas (feitas através da WEB). O termo e-procurement é utilizado também como referência a soluções/ferramentas utilizadas para automatizar processos de compras através da internet. 

17- O que significa o termo e-business? 

Qualquer comunicação que use a internet e envolva relacionamentos comerciais. Estes relacionamentos podem ser empresa-consumidor, empresa-empresa, intra-empresa ou até mesmo consumidor-consumidor. 

18- Oual o endereço do Portal Compre Bem? 

www.fiemg.com.br/comprebem 

19- Como faço para entrar em contato com a equipe de suporte? 

Para comunicar-se com a Central de Operações e falar com nossos operadores de suporte ao usuário, você pode utilizar o telefone 0800 30 9002 ou (31) 3286 5990. 

Quais módulos ou quais formas de negociação serão utilizadas? 

As formas de negociação empregadas pela Central de Compras dependem dos módulos utilizados, que são os seguintes: 
> Solicitação de Cotação (RFQ); 
> Leilão Reverso; 
> Compras por Contrato; 
> Compras em Grupo. 

20- Como solicitar ou obter mais informações? 


Para obter mais informações, entre em contato com o SINVESD, 37-3222-3854 – sinvesd@sinvesd.com.br ou com o Núcleo de Promoção de Negócios através do telefone (31)3263 4369, ou, ainda, pelo endereço eletrônico negócios@fiemg.com.br. 

Publicado em 23/10/2006 às 15:29:11

Comments