www.sinvesd.com‎ > ‎

FashionMix foi apresentado para jornalistas na sede da FIEMG em Belo Horizonte

postado em 15 de fev de 2012 05:37 por SINVESD INTERNET

O Sindicato das Indústrias do Vestuário de Divinópolis (Sinvesd) lançou nesta terça-feira (14), na sede da Fiemg, em Belo Horizonte, a FashionMix, que acontece de 6 a 10 de março, em Divinópolis. A feira irá reunir as principais empresas do setor, para apresentar tendências e novidades de moda produzidas na região Centro Oeste de Minas Gerais. A promoção de negócios no atacado é o foco do evento que atrai compradores, confeccionistas, estilistas, profissionais de moda e consumidores. A partir da feira, os visitantes terão acesso a mais de mil lojas de fábricas distribuídas em seis shoppings de atacado, com moda feminina, masculina, infantil, teen, jeans, festa, íntima, praia, camisaria, fitness, plus size e acessórios. A expectativa é de movimentar cerca de R$ 1,8 milhão. “É uma feira da maior importância para a região porque além de aquecer o mercado da moda, que é forte e competente, também movimenta outras áreas como turismo e gastronomia”, explica o presidente da Fiemg Regional Centro Oeste, Afonso Gonzaga.



O presidente do Sinvesd, Antônio de Araújo Rodrigues Filho, disse em coletiva para jornalistas, que o FashionMix proporciona o contato entre fabricantes, representantes e compradores. “Queremos gerar e aumentar os postos de trabalho, qualificar empresários e profissionais do setor, além de consolidar e aumentar a visibilidade do polo de moda de Divinópolis no mercado”, afirma.

O polo de Divinópolis produz cerca de 25 milhões de peças por ano. Em 2011 as admissões foram 3,75% superiores às demissões. Segundo Antônio de Araújo, o setor deverá crescer 6% em 2012, aumentando o valor agregado da produção e 15% em número de clientes.

Para ampliar as possibilidades de negócios entre as empresas que participam da FashionMix, o Sindvesd criou uma rede social na internet para facilitar a comunicação entre a indústria e compradores. “É um espaço permanente de diálogo entre o empresário e o lojista. Podemos também atrair profissionais do mundo da moda como editores, estilistas e fashionistas”, afirma o presidente Antônio de Araújo Rodrigues Filho. A rede está no ar há 15 dias. “Muitos negócios já estão sendo efetivados antes da feira”, afirma.

Feira 100% reciclada – Todo o mobiliário e decoração do evento foram produzidos a partir de reaproveitamento de resíduos da indústria da confecção como embalagens de tecidos e retalhos. Tudo mantendo design, beleza e funcionalidade. Os estandes e araras foram feitos com placas de embalagens longa-vida. Ao todo foram gastos mais de 10 toneladas de resíduos.

Para garantir a total sustentabilidade do FashionMix o Sinvesd deixou de contratar uma montadora de estandes para fazer uma parceria com a ONG Lixo e Cidadania. Essa parceria, além de promover a reutilização dos resíduos da indústria, também garante o plantio de árvores e formação dos empresários através de oficinas de educação ambiental, que buscam o engajamento dos confeccionistas em iniciativas socioambientais como a reutilização dos retalhos na moda produzida em Divinópolis.



Polo de moda de Divinópolis - O polo de moda de Divinópolis é formado por mais de 1.000 empresas, que empregam cerca de 19 mil pessoas (entre diretos e indiretos). O mix de produtos e nichos de mercado são variados, com a presença dos segmentos como os de moda feminina, infantil, festa, praia, lingerie, inclusive em tamanhos especiais. A produção é vendida para todo o Brasil, especialmente para a região sudeste.

Polo de Moda - 1.800 empresas compõem a cadeia confeccionista, sendo 1 mil na indústria de confecção e 800 no comércio de roupas, acessórios e vestuário em geral.
População ocupada: 20 mil trabalhadores, sendo 8 mil diretamente.
Estima-se a produção do Pólo em 25 milhões de peças ano;
90% deles empregam menos de 20 funcionários;
93% das indústrias são micro e pequenas.
77% das indústrias são optantes pelo Simples Nacional.
Programação – FashionMix

Abertura oficial: 06/03 – 19h
Feira: 06/03 a 10/03 - 10h às 19h
Desfiles: Individualizado por empresa expositora durante o período da feira com duração de 10 minutos em intervalos de 30 minutos.
Palestras e workshops: 06/03 a 10/03 - 20h às 22h
Show de encerramento: 10/03 - A partir das 22h
Local: Yellow Hall - Rua 3 nº 201 esquina com a Rua Itapecerica, Jardim Brasília, Divinópolis – MG.

Comments