www.sinvesd.com‎ > ‎

SENAI Design divulga tendências para verão 2011/2012 na sede da Fiemg Centro-Oeste

postado em 21 de mai de 2011 15:58 por SINVESD INTERNET   [ 21 de mai de 2011 16:07 atualizado‎(s)‎ ]

Um público de mais de 150 pessoas superlotou o auditório da Fiemg Regional Centro-oeste, na noite de terça-feira, 17 de maio, para conferir as principais tendências da moda no verão 2011/2012. A apresentação do Caderno Perfil Moda – Inspirações e Tendências Verão 2011/12, publicação semestral dirigida aos diversos setores da moda, é uma produção do SENAI Nacional e Confederação Nacional da Indústria – CNI, e impressiona pela sucessão de cores, formatos, acabamentos,e modelos para todos os gostos e estilos. E foi prestigiada por empresários da moda divinopolitana e estudantes do curso de Design de Moda da FACED, com apoio do Sindicato da Indústria do Vestuário de Divinópolis – SINVESD, SENAI Nova Serrana e Sindicato das Indústrias do Vestuário de Formiga - SINDVESF. A publicação reúne e antecipa informações de estilo e design, fornecendo aos profissionais do setor subsídios para a inovação. Tendências de moda, comportamento e mercado são as principais diretrizes do conteúdo. 

Na abertura do evento, o vice-presidente regional da Fiemg Centro-Oeste, Paulo Rodrigues, destacou o elemento criação como a essência da transformação, para se atingir competitividade e melhores negócios no mundo da moda. Em seguida, o gerente do SENAI Anielo Greco de Divinópolis, Cristiano Jácome, fez uma apresentação dos cursos oferecidos pela unidade, enfatizando o curso “Aprendizagem Industrial em Confecções do Vestuário”, que tem papel relevante na profissionalização do setor na região centro-oeste do Estado. Segundo Jácome “a proposta desta iniciativa estimula as empresas a observarem o comportamento e perfis de seus consumidores, elaborando produtos diferenciados e competitivos que atendam às necessidades e desejos de seus diferentes públicos. O presidente do SINVESD, Antônio Araújo Filho, discorreu sobre os números de desempenho da indústria de confecções na região centro-oeste, saudando a atitude do SENAI Design, a de apresentar o documento na cidade. Segundo Araújo Filho “é uma atitude de reconhecimento às diferentes ações do Sindicato e do Sistema Fiemg para o crescimento do setor”.

As especialistas Alba Lima e Kátia Cunha fizeram a apresentação do Caderno que reúne quatro macro-tendências: Inteligência Botânica, Reflexos Futuristas, Transparência Radical e Refilmagens. Para Alba Lima a antecipação das tendências permite que os profissionais e empresários do setor pensem e trabalhem melhor suas coleções. “Fazemos pesquisas em todo o mundo e percebemos que, temas ligados à natureza estão em alta”. 

A apresentação trouxe um roteiro turístico das principais praias brasileiras, numa alusão à moda que vem da rua; e, é nessa moda, estampada nas principais cidades do planeta, que os designers e estilistas buscam força e inspiração para renovar-se e, ao mesmo tempo, acompanhar os desejos e exigências do consumidor nessa temporada. “É a praia do banho de mar, do céu azul, das eternas ondas, dos blocos carnavalescos, da música eletrônica, das celebrações religiosas. Da fonte da vida. “Poucos são os criadores brasileiros que mergulham em nossa cultura, no nosso estilo de vida e na natureza para, a partir desse universo, fazer e vender design”, diz Valéria Delgado, que assina o documento e dá um conselho aos estilistas brasileiros: “Mergulhem no nosso país e busquem na natureza, na cultura, no modo de viver do nosso povo a inspiração para o seu produto”.

O Caderno Perfil Moda visa o fortalecimento da cadeia têxtil e de confecções e  é fruto do trabalho de mais de 40 pesquisadores de 15 Estados brasileiros. E agradou ao público presente. “Segundo Cristiane Victer, coordenadora do curso de Design de Moda da Faced, “a qualidade da apresentação do material distribuído serviu de apoio as atividades desenvolvidas em sala de aula”. Para ela o conteúdo proposto inspirou novas ideias e trouxe a certeza de que as potencialidades regionais devem ser exploradas pelos profissionais da moda. ”Vimos que é possível crescer com originalidade a partir da informação”, avaliou Victer.

Afonso Gonzaga, presidente da Fiemg Regional Centro-Oeste explica que, essa apresentação do cenário da moda atual, com uma metodologia inovadora, interativa e dinâmica, multiplica estilos e viabiliza grandes negócios.

O Caderno foi distribuído gratuitamente aos presentes ao fim da apresentação, com esquema das novidades para os principais setores da moda (vestuário, calçados e jóias) e as tendências em materiais, acabamentos e estilos que estão seduzindo os principais centros de moda do mundo, como Paris, Londres, Berlim, Madri e Milão. E também divulga os destaques nas tendências de comportamento do mundo adequadas ao perfil do consumidor brasileiro. Entre as macrotendências há de se destacar: a natureza, o verde, a preocupação com o meio ambiente e o conceito de sustentabilidade embutidos nas cores e estampas das peças, levando o homem a uma maior consciência ecológica.

Guilherme DionísioIMPRENSA/Fiemg Regional Centro-Oeste



Comments