www.sinvesd.com‎ > ‎

SENAI está desenvolvendo curso técnico em vestuário para Divinópolis e região

postado em 14 de jun de 2011 06:37 por SINVESD INTERNET   [ 29 de jun de 2011 12:08 atualizado‎(s)‎ ]

O SINVESD apóia iniciativa do SENAI/Divinópolis, que visa atender solicitação das indústrias da região.

O SENAI está desenvolvendo projeto para implantação de um curso técnico em vestuário em Divinópolis. A participação dos empresários é de suma importância para a adequação do projeto à real necessidade das indústrias de confecção, tendo em vista que os confeccionistas podem definir o perfil de formação que atenda as indústrias do centro oeste mineiro.

Para tal, o SENAI/Divinópolis conta com a contribuição dos empresários no sentido de fazer a adequação do curso às necessidades dos confeccionistas de Divinópolis e região. Neste sentido, os empresários devem contatar a instrutora de formação profissional do SENAI, Glauciene Oliveira (glau@fiemg.com.br ou 37-3214-4444).

Leia abaixo maiores informações sobre o pré-projeto do curso técnico em Vestuário.




CURSO TÉCNICO EM VESTUÁRIO – SENAI DIVINÓPOLIS


Objetivos gerais:

Desenvolver a iniciativa, o espírito crítico e empreendedor dos alunos para que possam identificar e gerenciar novas oportunidades de trabalho e de geração de renda, numa economia em constante mudança e modernização.

Proporcionar aos alunos, através de projetos e atividades práticas, a percepção e incorporação consciente e crítica, da estética e da ética das relações humanas, envolvidas em situações profissionais.

Desenvolver habilidades e atitudes que propiciem a ampliação da capacidade pessoal e de equipe na organização e no preparo para enfrentar situações rotineiras e inéditas do trabalho.

Desenvolver habilidades que propiciem a ampliação da capacidade profissional possibilitando o profissional a atuar na indústria de produção do vestuário ou outros segmentos que tenham a costura como atividade propulsora do setor produtivo, aplicando métodos e técnicas dede gestão administrativa e de pessoas.


Objetivo Específico:

Preparar o educando para exercer seu papel na sociedade, comprometido, como cidadão, com resolução dos problemas sociais e preparado, como profissional Técnico em Vestuário, para superar os desafios do mercado de trabalho.


Perfil profissional de conclusão

Módulo I – 400 horas:

Cortador de roupas e Costureiro na confecção em serie
Ao final do módulo, o profissional deverá ser capaz de programar riscos de corte por processo manual ou digital, enfestar e cortar tecidos, preparar lotes e pacotes para o setor de costura de roupas. Organizar o local de trabalho, preparar máquinas e componentes das peças cortadas para a costura. Operar máquinas de costura industrial e equipamentos utilizados na indústria de confecção do vestuário. Definir a seqüência de montagem do produto, considerando as diversas formas de execução e as características de matéria-prima especificada. Fazer manutenção mecânica básica em máquinas de costura. Trabalhar em conformidade a normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, meio ambiente e saúde.

Módulo II – 400 horas: Modelista de roupas

Ao final do módulo, o profissional deverá ser capaz de desenvolver modelagem por processo manual ou digital, aplicando técnicas bidimensionais e tridimensionais para viabilizar a confecção de produtos do vestuário. Elaborar bases para modelagem com a orientação da tabela de medidas. Transformar bases de modelos específicos, a partir do desenho técnico do produto, considerando aspectos antropométricos e interpretando técnicas de graduação. Preparar a modelagem para o setor de corte, com as devidas sinalizações para montagem da peça-piloto e produção em série. Avaliar a vestibilidade e a viabilidade técnica do produto. Elaborar desenhos técnicos e fichas-técnicas. Organizar o local de trabalho. Trabalhar em conformidade a normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, meio ambiente e saúde.


Módulo III - 400 horas:

Ao final do Curso, o profissional deverá ser capaz de planejar e supervisionar o processo de confecção do produto. Acompanhar equipes de trabalho que atuam na produção. Fazer leiaute e seqüência de montagem do produto, considerando as diversas formas de execução, as característica da matéria-prima especificada e o maquinário. Operar máquinas de industrial e equipamentos utilizados na indústria de confecção. Avaliar e organizar dados da produção, cronogramas, metas e resultados, dimensionando a capacidade produtiva. Controlar matéria prima, insumos e recursos para a produção. Elaborar fichas, planilhas, relatórios, orçamentos e pareceres. Analisar custo do produto. Trabalhar em conformidade a normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, meio ambiente e saúde. Coordenar, treinar, motivar e desenvolver equipes, incentivando o trabalho interdisciplinar e cooperativo. Trabalhar em conformidade a normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, meio ambiente e saúde.

Detalhamento do Perfil

Coordenar e desenvolver equipes de trabalho que atuam na produção do vestuário, aplicando métodos e técnicas de gestão administrativa e de pessoas;
Aplicar normas técnicas de saúde e de segurança no trabalho e de controle de qualidade no processo industrial;
Aplicar normas técnicas e especificações de catálogos, manuais e tabelas em projetos, em processos de fabricação, na instalação de máquinas e de equipamentos e na manutenção industrial;

Projetar melhorias nos sistemas convencionais de produção propondo incorporação de novas tecnologias;

Elaborar planilhas de custos de fabricação do produto e de manutenção de máquinas e equipamentos, considerando a relação custo e benefício;
Elaborar projetos, leiautes, diagramas e esquemas, correlacionando-os com as normas técnicas e com princípios científicos e tecnológicos;

Avaliar características e propriedades dos materiais, insumos e elementos de máquinas, correlacionando-as com seus fundamentos matemáticos, físicos e químicos; para a aplicação nos processos de controle de qualidade.
Desenvolver projetos visando a otimização do processo produtivo do vestuário, caracterizando e determinando aplicações de materiais, acessórios, instrumentos, equipamentos e máquinas.


Comments